Viva o presente e seja mais produtivo, tranquilo e feliz

Você se preocupa excessivamente com o que vai acontecer no futuro? Se pega sempre pensando nas tarefas que ainda estão por fazer, nas duas reuniões que tem amanhã, nas férias que começam em dois meses? Fica apegado ao “se”: “Se eu conseguir comprar isso algum dia, serei feliz”; “Se conseguir esse emprego, minha vida será ótima”. E fica se convencendo de que “algum dia no futuro” poderá ser melhor do que o dia de hoje?

Ou então é apegado a fatos do passado? Lamenta que a vida não é mais a mesma, que antigamente era melhor, que na sua antiga empresa você era mais reconhecido, que poderia ter feito escolhas diferentes, que não vai ter as chances que teve?

Em qualquer desses cenários, você está desperdiçando uma grande oportunidade de viver o agora. Ao dedicar o seu tempo a pensar em assuntos que não estão no seu controle (o passado e o futuro) você deixa de aproveitar o presente. O presente é onde você está e o momento do tempo no qual você pode atuar. Ele não vai voltar mais. Deixar os acontecimentos passados e as expectativas pro futuro dominarem sua mente e vida só o tornará mais frustrado, ansioso, deprimido e sem esperança.

Quando vivemos preocupados, fazendo “outros planos”, sem viver o que está nos acontecendo no presente, enchemos nossa mente com isso e perdemos a chance de agir, de fazer diferente, de iniciar um novo projeto, começar a se exercitar, estudar um assunto interessante e até de se deliciar com uma boa comida, desfrutar uma bela vista, apreciar uma música. Estamos aproveitando mal nossa vida, pois deixamos de focar e nos dedicar integralmente nas tarefas que estamos fazendo no “aqui e agora”. O que importa é o momento que estamos vivendo.

Para ser mais produtivo e alcançar o que deseja, a habilidade de concentrar a atenção no presente é essencial. Temos que esvaziar nossa mente de outros pensamentos e estar conscientes do que estamos fazendo para realizar a ação com perfeição. Assim, além dos nossos resultados serem melhores, nossa mente fica mais tranquila e em paz.

Faça as pazes com suas tarefas diárias. O que precisar fazer, faça com boa vontade e atenção. Desfrute de cada situação, aproveite cada compromisso do seu dia em sua totalidade. Essa atitude lhe trará mais calma, satisfação no seu dia a dia e efetividade na realização de seus projetos.

Sobre a nossa Coach:

image5-1Professional and Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) com as seguintes certificações internacionais: Behavioral Coaching Institute (BCI), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC) e International Association of Coaching Institute (ICI). Licenciada como Analista Comportamental e Analista 360o pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC – RJ. Pós-Graduada em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Especialização em Recursos Humanos pela Fundação Dom Cabral.

Atua há mais de 12 anos na área de Recursos Humanos, com ampla experiência como Business Partner de RH e como especialista nas áreas de Remuneração e Treinamento e Desenvolvimento.

Email para contato: marina.tourinho@gmail.com

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked