SATs – O ‘vestibular’ americano

Podemos dizer que o SAT é o vestibular dos americanos, mas claro que muito diferente. Esta prova avalia o desempenho de cada estudante e define o caminho de oportunidades, bolsas de estudo e até auxílio financeiro (comum nos Estados Unidos). A prova é a mesma para todas as escolas, o que torna o processo mais justo (diferente do Brasil, onde cada escola possui a sua prova).

A avaliação é composta pelas matérias de escrita, leitura e matemática.

Parece um pouco estranho, certo? Afinal, como você pode ser avaliado só com estes 3 itens? Simples, existe também o SAT Sucject Test, que apresenta mais temas nos quais os alunos podem ser avaliados, como se fosse um complemento do teste. Existem 20 temas diferentes, que vão do Inglês, História, Matemática, Ciências até outras Línguas.

Algumas faculdades indicam que os estudantes façam o SAT Subject Test, e outras, exigem. Ele define não só a admissão na faculdade mas também se os alunos poderão se matricular em determinadas aulas, tudo de acordo com o que cada estudante deseja cursar na faculdade.

Você precisa se matricular para fazer a prova, até mesmo se você for um aluno internacional. E se esse for o seu caso, existe uma regulamentação própria para isso.

Existem muitos materiais preparatórios específicos para o SAT. Inclusive, no próprio site do SAT existem simulações da prova. Ele também fornece um roteiro de estudos.

E como qualquer prova, quanto maior for sua pontuação, melhor! Estude bastante!

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked