Pratique autoconhecimento e obtenha melhores resultados

Como prometido no último post, hoje vou trazer a primeira ferramenta que acho importante ser utilizada no processo de Self Coaching, o autofeedback. Todo processo de crescimento, amadurecimento ou mudança passa por uma fase fundamental de autoconhecimento, e no Self Coaching não poderia ser diferente. Se conhecer melhor nos permite controlar nossas emoções e sentimentos, identificar problemas e focar nas oportunidades e meios de solucioná-los. Quem se conhece, erra menos, faz melhores escolhas e tem mais embasamento para seguir por seus caminhos.

Para aquecer, você pode começar respondendo perguntas como:

– Qual frase com que mais me identifico?

– Que livro que li e fez sentido para minha vida?

– Que filme me trouxe um grande aprendizado?

 

Essas perguntas já irão te ajudar a refletir um pouco sobre sua identidade. Na segunda parte, você vai pensar nos seus pontos fortes, de melhoria, oportunidades e ameaças:

– Quais são meus três principais pontos fortes?

– Quais são meus três principais pontos que precisam de melhoria?

– Quais são as oportunidades internas e externas que enxergo, tendo em vista meus pontos fortes e de melhoria? (temos que refletir como nossas qualidades e as características que devem ser aprimoradas podem gerar novas oportunidades de crescimento)

– Quais são as forças fortalecedoras, que me impulsionam para aproveitar as oportunidades?

– Quais são seus dificultadores, limitadores? O que me impede de conseguir aproveitar essas oportunidades?

 

Através dessa conversa interna, realizamos um balanço da vida pessoal e da carreira, nossas posturas, ações e comportamento, identificando aspectos positivos e negativos. Para finalizar, faça uma avaliação do seu aprendizado com esse autofeedback e como você vai praticar esse aprendizado no seu dia-a-dia.

Esse primeiro exercício vai aumentar sua autoconsciência e lhe ajudar a pensar sobre a forma que está agindo e que consequências seu comportamento está trazendo para sua vida. A grande vantagem do autofeedback é que como estamos fazendo perguntas a nós mesmos, podemos ser mais honestos e sem rodeiros. Portanto o processo fica mais sincero, real e mais efetivo.

                  E então, vamos começar?

image5-2-1Marina Tourinho é Professional and Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) com as seguintes certificações internacionais: Behavioral Coaching Institute (BCI), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC) e International Association of Coaching Institute (ICI). Licenciada como Analista Comportamental e Analista 360o pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Atua há mais de 12 anos na área de Recursos Humanos, com ampla experiência como Business Partner de RH e como especialista em Treinamento e Desenvolvimento.

 

 

 

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked