O que você precisa saber ao planejar sua primeira viagem

Programar sua primeira viagem é algo muito excitante. Seja planejando com uma agência ou por conta própria, existem algumas coisas importantes que você precisa saber para garantir que tenha feito as melhores escolhas sem pagar acima da média.

Antecedência

Quanto antes você decidir que vai fazer uma viagem mais garantia de um preço melhor você terá. Procure por promoções em agências, em sites como booking ou decolar e sites das companhias aéreas. Acompanhe todos em redes sociais ou assine a lista de mailing para saber quando eles anunciarem novidades e/ou promoções.

Flexibilidade de data

Escolher datas fora de temporada, que não sejam feriados ou semanas de grande visita no local de destino, pode ajudar a ter um preço melhor. Durante as datas mais procuradas, os preços podem até triplicar.

É possível descobrir quais as datas mais baratas pelos preços da passagem por dia. Veja no calendário quando estas são menores.

Verificar opções

Ao receber uma opção de hotel por exemplo, verifique sua avaliação em sites como o Trip Advisor. Opte sempre por hotéis que tenham muitas avaliações, veja os comentários dos usuários, as fotos que eles mesmo postaram e compare com hotéis que tenham a mesma faixa de preço. Se procurar bem, é possível encontrar opções com o mesmo valor mas com maior qualidade.

E caso você encontre somente uma foto, ou até não encontrá-lo online, escolha outra opção. Esse é um modo de garantir uma boa estadia e não cair em uma “furada”.

Pergunte

Se você conhece pessoas ou amigos que já fizeram a mesma viagem que pretende fazer, peça por dicas sobre o que eles gostaram e o que não gostaram. Dessa forma, você terá uma linha de planejamento para seguir, não se sentirá tão perdido na hora de reservar tudo. Mas da mesma forma, verifique as dicas que receber.

Orçamento

Os primeiros gastos da sua viagem serão com programação durante a viagem (ex.: se vai para a Disney, os parques estarão nos custos iniciais), hotéis e passagens. Mas lembre-se de adicionar um valor para refeições, transportes e compras diversas.

Agência vs. fazer por conta própria

Programar sua viagem com uma agência deixa tudo mais garantido. O importante é fazer da forma que sentir mais confortável.

Mas mesmo se fechar com uma agência, faça todas as verificações que falamos acima. É importante para garantir as melhores escolhas e não somente decisões pelo melhor preço. Acontece sim, de as sugestões das agências não serem as melhores disponíveis, por isso é importante averiguar.

E também confira se o que ela está cobrando condiz com a realidade. Para isso, confira os preços das sugestões de hotéis, datas e passagens dados pela agência com o que cada empresa (hotel, companhia aérea e etc) oferece online. Passamos os sites que você pode ver isso, acima.

Documentação

Certifique-se quais documentos são necessários para passar pela imigração do país de destino. Os mais importantes:

  • Passaporte válido
  • Visto válido
  • Vacinas necessárias
  • Seguro de saúde

E confira com antecedência, pois se não tiver algum deles, pode demorar para tirar.

Depois que fechar tudo

Depois que estiver tudo pronto e não houver nada que queira mudar, relaxe, espera a viagem chegar e se divirta. Tudo bem ficar nervoso. Mas se estiver tudo verificado, não há mais nada o que fazer. Fique tranquilo e aproveite o que vier. 🙂

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked