Estudar em uma faculdade no exterior exige um certo “correr atrás” de tudo que for necessário, por isso, saber como entrar em contato com uma universidade, com quem falar e o que falar para se apresentar é importante.
Pense assim, você quer falar com alguém de dentro da faculdade que possa te passar todas as informações necessárias, que realmente seja a pessoa para responder todas suas perguntas. Mas aí já surge a primeira dúvida:
Para quem devo mandar um email para tirar essas dúvidas?
A resposta é simples: Essas instituições normalmente possuem um escritório somente para atender alunos internacionais. Tente achar dentro do site da faculdade o email desse setor para poder conversar sobre sua situação, possibilidades e exigências para se candidatar a uma vaga. Caso acontece de você receber a resposta “não somos nós que cuidamos desse assunto”, é provável que você já seja encaminhado para o setor que pode te atender. Se não te passarem imediatamente esse contato, pergunte quem seria a pessoa certa para conversar.
Lembre-se: o importante é correr atrás da pessoa certa para falar. Isso só vai acontecer se você tentar e tentar, até conseguir o contato que buscava.
Ao mesmo momento que você busca a pessoa certa para falar, é preciso explicar para a universidade o que está buscando e a sua situação. O ideal é já contar o máximo que puder no primeiro email, para que a pessoa que esteja lendo entenda o seu caso e, assim, possa encaminhar o seu caso para o setor correto.
Uma vez que a sua situação foi bem explicada, a universidade consegue te informar se você é elegível para uma vaga, e tudo que precisa apresentar, as datas para poder enviar os documentos, cartas e provas que precisa fazer e todo o restante.
Então, vamos explicar tudo o que é importante escrever nesse email:
Depois disso, aprofunde o assunto. Fale que carreira quer seguir, o que está buscando em uma faculdade no exterior ou o curso que escolheu.
Explique também um pouco do seu histórico (cursos que já fez, por exemplo) e sua experiência profissional. Se tiver experiência profissional, além de explicar sua função no trabalho, fale também um pouco da empresa onde trabalhou e o ramo em que ela atua.
Se você tiver outro passaporte que não seja o brasileiro (dupla-nacionalidade), fale isso no email também. Isso pode abrir possibilidades.
Outro fator importante envolve as finanças. Diga se você estiver buscando uma bolsa de estudos ou ajuda financeira.
E por final, peça uma orientação. Pergunte qual direção deve tomar, se seria elegível para uma vaga, onde pode buscar informações, com quem pode tirar dúvidas e tudo o que deve fazer.
E não se esqueça: depois que você tiver uma resposta do que fazer, vai demorar um tempo até juntar tudo o que precisa. Por isso que falamos que é preciso correr atrás. Imagine as seguintes situações:
- A universidade pede seu histórico escolar: seu trabalho vai ser pedir na escola e esperar que ela entregue. Esse documento dificilmente sai no mesmo dia.
- A universidade pede que faça o TOEFL: você precisa marcar a prova, que normalmente tem fila de espera e mesmo assim você precisa estudar. Já dá pra contar um mês nisso.
- A universidade pediu cartas de referência: agora você precisa achar um professor o um chefe que possa escrever uma indicação sua.
- Os documentos precisam ser em inglês e juramentados: você vai procurar uma tradutor juramentado e esperar que ele traduza tudo.
Essas são apenas algumas coisas que podem tomar seu tempo.
Vê como tudo isso pode ser demorado? Por isso é importante iniciar o processo de comunicação com a faculdade o quanto antes.
Boa sorte e corra atrás!
Veja também: