Encontrou dificuldades para chegar onde queria? Não desista!

No início ano, escrevemos nosso objetivo (ou objetivos). Você já deve estar colocando seu objetivo em prática e visto que não é tão simples. Então hoje, vou te ajudar a analisar o que pode estar dificultando ou facilitando sua jornada.

Se você chegou nesse ponto de impasse, volte ao objetivo e planeje como ele será atingido. Primeiro ponto importante é tangibilizar o atingimento do objetivo definindo uma evidência. Essa evidência será a prova ou o atestado que o objetivo foi cumprido.

Defina os recursos a serem utilizados para conquistar sua meta, escolhendo o que você vai utilizar durante seu caminho: Vai conseguir fazer sozinho? Vai precisar de ajuda? Implica em despendimento de verba? Respondendo essas perguntas você evita surpresas no decorrer do percurso.

Detalhe os passos ou ações que serão necessárias para chegar lá. Se meu objetivo é iniciar um curso de especialização, por exemplo, o que vou precisar fazer para isso: pesquisar cursos existentes, definir melhor horário, checar custos, reservar verba, fazer a inscrição, e assim por diante. Além disso, defina estratégias para evitar que seu plano não fracasse logo no inicio, isso é, planeje como será cada passo e caso ele não dê certo, qual outra opção você pode ter. Para executar o primeiro passo do exemplo acima, pesquisar cursos existentes, você pode fazer sua busca pela internet. Mas se você não se sentir a vontade em apenas olhar websites, uma boa tática é se informar com pessoas conhecidas, ou colegas de trabalho. Você também pode achar interessante visitar a instituição de ensino para saber mais detalhes.

Por último, mas de grande importância, é entender quais são os motivadores e sabotadores desse objetivo, isso é, ganhos e perdas que você terá se atingi-lo.

Os motivadores são a razão pela qual você definiu essa meta, qual vai ser sua recompensa com isso. Eles vão te engajar e será uma forte força impulsora para que todo dia você faça alguma ação do seu plano.

Já os sabotadores é o que você vai perder ao chegar onde você quer, portanto são os motivos que podem te levar a sabotar a conquista do resultado. Mapeie os sabotadores e tente minimiza-los, para que não te prejudiquem. Para exemplificar, vou voltar ao exemplo do curso de especialização. Um dos sabotadores pode ser o tempo que você vai utilizar para realizar o curso, pois durante esse tempo, você poderia estar com sua família, sair com amigos, ir ao cinema, ou ver televisão. O importante é manter sempre em mente que os sabotadores serão uma tentação, mas alcançar seu objetivo é mais relevante na sua vida.

E vocês, já estão colocando essas sugestões em prática? Conte-me como está sendo!

image5-2-1Marina Tourinho é Professional and Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) com as seguintes certificações internacionais: Behavioral Coaching Institute (BCI), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC) e International Association of Coaching Institute (ICI). Licenciada como Analista Comportamental e Analista 360o pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Atua há mais de 12 anos na área de Recursos Humanos, com ampla experiência como Business Partner de RH e como especialista em Treinamento e Desenvolvimento.

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked