Como não gostar de Barcelona?
Considerada uma das cidades mais felizes do mundo, esse lugar tem muito o que oferecer. Programas culturais, sociais, estudos e eventos diversos recebidos pela cidade. Sem falar no delicioso clima que pode te levar para praia até as 9h da noite (sim! Da noite!).
Buscando por uma experiência pessoal e uma mudança em sua vida, a Ciça resolveu entrar nessa jornada e morou 6 meses em Barcelona estudando na Universitat Autònoma de Barcelona, fazendo cursos de marketing e espanhol.
Veja o que mais ela nos contou:
Como você descobriu o curso?
Por uma agência. Eles cuidaram da inscrição também.
Como achou moradia?
Morei em 4 casas no primeiro mês.
Descobri pessoas que íam fazer intercâmbio para Barcelona na mesma época, para que pudesse dividir alguma moradia. Encontrei duas meninas que tinham fechado um apartamento para o primeiro mês.
E foi ótimo, a localização era excelente e as meninas já falavam espanhol, o que me ajudou muito. Depois disso elas optaram em se mudar para dormitórios para conviver mais com estrangeiros.
Optei por procurar outro lugar e me mudei, mas depois de uma semana cancelei porque não gostei. Depois disso achei um apartamento que por coincidência tinha uma amiga morando, eram 4 pessoas ao todo, sendo 2 brasileiras, 1 finlandesa e 1 americana.
Como era seu dia a dia?
Meu intercâmbio se dividiu em duas partes. A primeira enquanto eu estudava na faculdade e segunda depois que as aulas acabaram.
Na primeira parte, tinha aula de manhã mas não eram todos os dias, apenas 3 vezes por semana. A faculdade que estudei possui dois campus. Um principal e outro somente para intercambista, que é apenas um prédio pequeno. Eles ficam em localidades diferentes então não existe muito contato com os estudantes da universidade.
A partir do mês de maio, quando o clima tinha esquentado um pouco, ía sempre depois da aula para praia. Ficava até as 9h da noite. Então voltava para casa para me arrumar e sair de novo com os amigos e para conhecer lugares novos.
Em Barcelona sempre tem o que fazer, não existe uma baixa temporada. A cidade está sempre cheia e animada.
Existem muitos estilos de vida diferentes na cidade, o que permite grandes opções de atividades, você tem a possibilidade de fazer programas culturais, sociais, visitar lugares diferentes. Gostava de ir nos bairros góticos e o Born, são muito rústicos mas muito bons de passear e explorar.
Então veio a segunda parte do intercâmbio, depois que as aulas acabaram e muitas pessoas foram embora. Queria ficar mais e precisava de algo para fazer.
Me inscrevi em um curso avançado de espanhol para tirar o certificado DELE. A escola, Camino Barcelona, oferecia aulas particulares ou aulas em grupo, a opção era sua.
Depois resolvi procurar um emprego. Virei recepcionista em um hostel que se chamava Casa Gracia Barcelona – muito arrumadinho, para quem quiser ficar – e foi uma experiência incrível, conheci muita gente. Além de fazer atividades de receber as pessoas e ajudar no andamento da casa, precisava indicar passeios turísticos ou coisas para se fazer na cidade.
O que fazia nos finais de semana?
As vezes viajava, mas também ficava muito em Barcelona porque queria aproveitar a cidade.
Um desafio?
Fazer as coisas de responsabilidade sozinha. Tinha que tomar conta do meu dinheiro, pagar minhas contas, saber o que era necessário comprar pra casa e tudo para me manter.
Procurar casa também foi um desafio, principalmente por não falar muito bem espanhol no começo.
E também aprender a ficar sozinha, não morei com algum amigo antigo, então você precisa de acostumar.
Isso foi o que mais valorizei no meu intercâmbio.
O que mais gostou?
Da cidade.
Nunca tinha ido para Barcelona, nem mesmo para outro lugar na Espanha. Mas imaginei que seria um lugar ensolarado e feliz.
A recepção da cidade é muito calorosa e descontraída.
Não existe julgamentos na Europa. Você aprende que muitas coisas que você faz em casa não são necessárias como achava (como só usar transporte público) e as pessoas não ligam para seu estilo, como você se veste ou o que faz.
Também, em uma situação como um intercâmbio, você está muito mais aberto a tudo. Você toma atitudes para socializar que jamais faria igual no Brasil. Dá pra parar e pensar como você conheceu cada um – tive um amigo que me mandou uma mensagem do Brasil, falando que a irmã dele estava sozinha lá. Marquei de encontrar com ela e até cheguei a morar com ela em certo momento. Algo que não aconteceria em circunstâncias normais.
O que evitar?
Barcelona tem muito batedor de carteira. Roubaram o celular de um amigo 3 vezes. Então preste atenção com seus pertences.
Saia da sua zona de conforto e aproveite o que a experiência te oferece. Não tenha medo de conhecer, sair e experimentar.
Lembre-se de que você consegue se comunicar de qualquer maneira, basta não se desesperar e ficar calmo que tudo se resolve – quando cheguei lá, minhas malas haviam extraviado, não tinha celular. Tive que me comunicar de qualquer jeito para resolver o problema da bagagem e conseguir que o taxi me levasse até um endereço específico. E tudo deu certo.
Existem dificuldades mas você consegue superar. Percebemos que temos mais potencial do que imaginávamos.
Dicas úteis?
– Preste atenção aos seus pertences.
– Consiga dicas de lugares para ir, como ir ou onde comer. Isso economiza tempo, principalmente em viagens.
– Não se meta em furadas. Preste atenção onde vai pois existem lugares perigosos para andar sozinho.
– Tente conhecer a cidade como um próprio cidadão. Não vá só em pontos turísticos.
– Não dê atenção aos vendedores ambulantes na rua. Eles podem tentar te distrair para te roubar.
– Vá em muitos Pub Crawls.
Ciça, parabéns.Adorei ler sobre sua experiencia, muito clara e específica.
Você está linda.
Um beijão
Tia Yara
Oi tudo bom? 🙂 queria muito entender se ando vc estudou e trablhou foi legalmente.. O trampo que voce conseguiu voce podia fazer? 🙂 e tambem queria entender qual agencia voce fechou a viagem para eu entrar em contato! Obrigada:)
Olá! Adorei ler sobre a sua jornada em Barcelona, que massa! Gostaria também de saber qual agência você entrou em contato..Obrigada!
Tem como falar com vc no pv?? Tenho umas perguntas e dúvidas !
Você foi com qual agência?