Em busca de experiências: como foi estudar e trabalhar em Barcelona

Como não gostar de Barcelona?

Considerada uma das cidades mais felizes do mundo, esse lugar tem muito o que oferecer. Programas culturais, sociais, estudos e eventos diversos recebidos pela cidade. Sem falar no delicioso clima que pode te levar para praia até as 9h da noite (sim! Da noite!).

Buscando por uma experiência pessoal e uma mudança em sua vida, a Ciça resolveu entrar nessa jornada e morou 6 meses em Barcelona estudando na Universitat Autònoma de Barcelona, fazendo cursos de marketing e espanhol.

Veja o que mais ela nos contou:

Como você descobriu o curso?

Por uma agência.  Eles cuidaram da inscrição também.

Como achou moradia?

Morei em 4 casas no primeiro mês.

Descobri pessoas que íam fazer intercâmbio para Barcelona na mesma época, para que pudesse dividir alguma moradia. Encontrei duas meninas que tinham fechado um apartamento para o primeiro mês.

E foi ótimo, a localização era excelente e as meninas já falavam espanhol, o que me ajudou muito. Depois disso elas optaram em se mudar para dormitórios para conviver mais com estrangeiros.

Optei por procurar outro lugar e me mudei, mas depois de uma semana cancelei porque não gostei. Depois disso achei um apartamento que por coincidência tinha uma amiga morando, eram 4 pessoas ao todo, sendo 2 brasileiras, 1 finlandesa e 1 americana.

Como era seu dia a dia? 

Meu intercâmbio se dividiu em duas partes. A primeira enquanto eu estudava na faculdade e segunda depois que as aulas acabaram.

Na primeira parte, tinha aula de manhã mas não eram todos os dias, apenas 3 vezes por semana. A faculdade que estudei possui dois campus. Um principal e outro somente para intercambista, que é apenas um prédio pequeno. Eles ficam em localidades diferentes então não existe muito contato com os estudantes da universidade.

A partir do mês de maio, quando o clima tinha esquentado um pouco, ía sempre depois da aula para praia. Ficava até as 9h da noite. Então voltava para casa para me arrumar e sair de novo com os amigos e para conhecer lugares novos.

Em Barcelona sempre tem o que fazer, não existe uma baixa temporada. A cidade está sempre cheia e animada.

IMG_3998

Existem muitos estilos de vida diferentes na cidade, o que permite grandes opções de atividades, você tem a possibilidade de fazer programas culturais, sociais, visitar lugares diferentes. Gostava de ir nos bairros góticos e o Born, são muito rústicos mas muito bons de passear e explorar.

IMG_3770

Então veio a segunda parte do intercâmbio, depois que as aulas acabaram e muitas pessoas foram embora. Queria ficar mais e precisava de algo para fazer.

Me inscrevi em um curso avançado de espanhol para tirar o certificado DELE. A escola, Camino Barcelona, oferecia aulas particulares ou aulas em grupo, a opção era sua.

Depois resolvi procurar um emprego. Virei recepcionista em um hostel que se chamava Casa Gracia Barcelona – muito arrumadinho, para quem quiser ficar – e foi uma experiência incrível, conheci muita gente. Além de fazer atividades de receber as pessoas e ajudar no andamento da casa, precisava indicar passeios turísticos ou coisas para se fazer na cidade.

O que fazia nos finais de semana?

As vezes viajava, mas também ficava muito em Barcelona porque queria aproveitar a cidade.

IMG_0352

IMG_3499

Um desafio?

Fazer as coisas de responsabilidade sozinha. Tinha que tomar conta do meu dinheiro, pagar minhas contas, saber o que era necessário comprar pra casa e tudo para me manter.

Procurar casa também foi um desafio, principalmente por não falar muito bem espanhol no começo.

E também aprender a ficar sozinha, não morei com algum amigo antigo, então você precisa de acostumar.

Isso foi o que mais valorizei no meu intercâmbio. 

O que mais gostou?

Da cidade.

Nunca tinha ido para Barcelona, nem mesmo para outro lugar na Espanha. Mas imaginei que seria um lugar ensolarado e feliz.

A recepção da cidade é muito calorosa e descontraída.

IMG_3122

Não existe julgamentos na Europa. Você aprende que muitas coisas que você faz em casa não são necessárias como achava (como só usar transporte público) e as pessoas não ligam para seu estilo, como você se veste ou o que faz.

Também, em uma situação como um intercâmbio, você está muito mais aberto a tudo. Você toma atitudes para socializar que jamais faria igual no Brasil. Dá pra parar e pensar como você conheceu cada um – tive um amigo que me mandou uma mensagem do Brasil, falando que a irmã dele estava sozinha lá. Marquei de encontrar com ela e até cheguei a morar com ela em certo momento. Algo que não aconteceria em circunstâncias normais.

O que evitar?

Barcelona tem muito batedor de carteira. Roubaram o celular de um amigo 3 vezes. Então preste atenção com seus pertences.

Saia da sua zona de conforto e aproveite o que a experiência te oferece. Não tenha medo de conhecer, sair e experimentar.

Lembre-se de que você consegue se comunicar de qualquer maneira, basta não se desesperar e ficar calmo que tudo se resolve – quando cheguei lá, minhas malas haviam extraviado, não tinha celular. Tive que me comunicar de qualquer jeito para resolver o problema da bagagem e conseguir que o taxi me levasse até um endereço específico. E tudo deu certo.

Existem dificuldades mas você consegue superar. Percebemos que temos mais potencial do que imaginávamos.

 

DSC01204

Dicas úteis?

– Preste atenção aos seus pertences.

– Consiga dicas de lugares para ir, como ir ou onde comer. Isso economiza tempo, principalmente em viagens.

– Não se meta em furadas. Preste atenção onde vai pois existem lugares perigosos para andar sozinho.

– Tente conhecer a cidade como um próprio cidadão. Não vá só em pontos turísticos.

– Não dê atenção aos vendedores ambulantes na rua. Eles podem tentar te distrair para te roubar.

– Vá em muitos Pub Crawls.

IMG_3740

3 Comentários

  1. Yara Busch Coelhosays:

    Ciça, parabéns.Adorei ler sobre sua experiencia, muito clara e específica.
    Você está linda.
    Um beijão
    Tia Yara

  2. Marianasays:

    Oi tudo bom? 🙂 queria muito entender se ando vc estudou e trablhou foi legalmente.. O trampo que voce conseguiu voce podia fazer? 🙂 e tambem queria entender qual agencia voce fechou a viagem para eu entrar em contato! Obrigada:)

  3. Raianesays:

    Olá! Adorei ler sobre a sua jornada em Barcelona, que massa! Gostaria também de saber qual agência você entrou em contato..Obrigada!

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked