Sempre acompanhamos aqui a trajetória de algumas pessoas que entrevistamos. Hoje falamos de novo com a Bruna, que estava morando na Austrália e nos contou como era sua vida lá. Algum tempo se passou, e hoje ela esta morando na Inglaterra. Países opostos em seu estilo de vida, clima e cultura.
Veja como está sendo essa mudança para a Bruna, as dificuldades e vantagens dessa jornada:
Como foi parar em Londres?
Estava ainda na Austrália e pensando em renovar o visto para ficar por mais um ano. Isso tudo aconteceu em Janeiro e poderia decidir o que fazer até Abril. Mas conversando com meus pais, que não queriam tanto que eu continuasse por lá, eles sugeriram que eu fosse para Londres, por ter família lá, e também por ser uma experiência diferente da que estava tendo, para abrir mais a cabeça.
Não sabia muito o que queria fazer. Estava trabalhando em um restaurante em Sydney e ía virar gerente. Então voltei para o Brasil, fiquei uma semana e fui para Londres. Até então, ainda estava com a cabeça na Austrália, na minha vida lá e todos meus amigos. Então não estava tão animada para Londres.
Aproveito que tenho passaporte Italiano então não preciso de visto.

Chegando lá comecei a mandar meu CV para conseguir um emprego e comecei a trabalhar em um super-mercado, perto da casa das minhas primas que é onde moro. Foi bom porque ele ainda não estava aberto então participei de todo o projeto até a abertura durante 3 semanas. Trabalhava 12 horas por dia.
Agora continuo lá, mas trabalhando 5h por dia, das 6h da manhã até as 14h. Me divirto lá, conheço pessoas com realidades muito diferentes. Um dos meus amigos é um refugiado da Somália, por exemplo. O trabalho é braçal então nem penso muito. Me divirto. É pesado é trabalho braçal e não penso muito.
O salário é bom porque não preciso pagar aluguel, já que estou morando com minhas primas. Mas se precisasse pagar, o salário não seria suficiente pois o aluguel aqui é surreal de caro.
O que faz no resto do dia, depois do trabalho?
Nos dias da semana não faço muita coisa porque eu fico muito cansada. Mas sempre tento fazer algo no meu dia livre porque é importante sair da rotina e fazer algo divertido e descontraído. Aí tento sair pela cidade ou para ir em parque. O bom é que meu dia livre coincidi com o das minhas primas, então saímos juntas.

Quais são os planos para o futuro?
A ESPM estava sorteando bolsas de estudo na Califórnia e na Itália, para alunos e ex-alunos. Apliquei e consegui uma bolsa de 70% na Itália, para um curso de 3 semanas. Então meus planos são de ficar em Londres até Janeiro e depois vou para a Itália.
Veja a entrevista da Bruna enquanto morava em Sydney: