Explorar o mundo livremente é o sonho de qualquer viajante. Mas, infelizmente, existem lugares no mundo onde conflitos culturais, políticos, econômicos, religiosos afetam a segurança daqueles que por lá passam, tanto seu povo como seus visitantes. Recentemente, temos a sensação de que o mundo inteiro se tornou área de conflito, desde os ataques em Paris eTurquia até o caos no Oriente Médio.
Além disse, causas naturais como terremotos ou furacões podem alterar o estado natural de segurança de seu destino, mas essas são causas mais isoladas.
Para terem uma ideia mais visual, veja essas imagens comparando o número de fatalidades nas zonas de conflito em 2010 e depois em 2015.
Independente do motivo que for, estar preparado e tomar algumas precauções é sempre importante. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa viajar com um pouco mais de segurança:
Estar atualizado com notícias
Pesquisar antes de ir para seu destino e saber a atual situação do lugar é um bom jeito de entender o que você precisa tomar cuidado e se manter atento para novidades.
Sim, essa é a fonte de notícias mais rápida que existe. Para pesquisar nele, use os hashtags com os nomes da cidade onde vai e leia as últimas notícias e tweets sobre o que está acontecendo no local. Tente também seguir jornalistas e repórteres que podem postar informações valiosas para a sua viagem.
Além disso, tente seguir as contas mais ativas de canais de televisão ou fontes de notícia do local.
Liveumap
Esse site foi criado por jornalistas e desenvolvedores de software em 2014 para cobrir os conflitos na Ucrânia. Hoje, o mapa mostra atualizações diárias em mais de 30 regiões do mundo, incluindo Europa. A diferença dele está em seu nível de detalhes, falando sobre protestos, conflitos e desastres.
Uma boa ideia é seguir a conta deles no Twitter e não perder nenhuma atualização. @liveuamap
Notícias Google
Apesar do Twitter ser uma plataforma muito rápida, não são todos os canais de mídia que o utilizam. Coloque no Google o nome de seu destino e veja as últimas notícias sobre ele.
Pergunte para pessoas
Tente descobrir pessoas que estiveram recentemente no lugar em que você está destinado e entenda a opinião deles e suas dicas. Entenda também a situação em que essa pessoa viajou. As vezes, ficar seguro dentro de um hotel ou resort não representa a mesma situação para quem está mochilando ou acampando.
Tente sempre usar mais de uma fonte. E para conseguir mais contatos, descubra grupos de viajantes que compartilham informações.
Wikitravel
Um projeto que visa criar um guia mundial de viagens. Quando um país ou local é pesquisado, o item seguridade é falado, explicando os pontos mais comuns de segurança que um viajante deve se preparar.
Spot Gen3
Esse é um recurso que pode ser utilizado como segurança e modo de informar quem acompanha sua viagem que está tudo bem (ou seja, para avisar a sua mãe que você está vivo).
Esse pequeno aparelho possui sinal por satélite, um botão de ok que registra em um mapa sua localização e mostra que você está bem possibilitando outras pessoas a acompanhar sua viagem pela internet, e também um botão de SOS para emergências, onde seus contatos de emergência serão acionados e também as autoridades locais.
Dica: dá pra comprar na Fnac
Esses são alguns meios para se manter mais seguro na sua viagem. Se você tem mais dicas sobre esse assunto, divida conosco!