Definir sua missão é o primeiro passo para o sucesso

Nos últimos posts apresentei ferramentas para aumentar o autoconhecimento. Analisamos nossa trajetória, conquistas, o que poderia ter sido diferente, nossas reações frente às diversas situações que enfrentamos, nossos momentos de aprendizado e como estão os diferentes aspectos da nossa vida (relacional, financeiro, profissional). Essas reflexões lhe ajudam a entender qual seu estado atual, como você está hoje e o que te fez chegar até aqui.

Agora chegou a hora de definir aonde você quer chegar, qual seu estado desejado e traçar metas e planos claros para atingir seu objetivo. Para isso, o primeiro passo é estabelecer sua missão. A missão é a razão da sua existência, o porquê você acorda toda manhã e como que você faz a diferença no mundo. Ela está relacionada aos seus talentos, comportamentos e objetivos.

Definir a sua missão de vida pode acabar com dúvidas e esclarecer questionamentos com que nos deparamos constantemente, como que carreira escolher, os relacionamentos a construir e os sonhos que devemos perseguir. Uma missão pessoal declarada irá te ajudar a tomar decisões, evitar a repetição de erros e descobrir o seu propósito na vida.

As perguntas abaixo podem ajudar na elaboração da sua missão:

  • Qual seu maior talento?
  • Quais comportamentos ou atitudes, demonstram e atestam seu talento?
  • Quais seu maior objetivo pessoal? E profissional? Qual seu objetivo financeiro?

Depois de responder essas perguntas, você pode escrever sua missão: Minha missão é ser ……. (seu talento), através de ……..(os comportamentos, atitudes e habilidades terá que demostrar) para alcançar …. (objetivos gerais e financeiros).

Faça esse exercício e defina sua missão! No próximo post vamos estabelecer claramente nossos objetivos de curto, médio e longo prazo e como vamos atingi-los.

image5-2-1Marina Tourinho é Professional and Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) com as seguintes certificações internacionais: Behavioral Coaching Institute (BCI), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC) e International Association of Coaching Institute (ICI). Licenciada como Analista Comportamental e Analista 360o pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Atua há mais de 12 anos na área de Recursos Humanos, com ampla experiência como Business Partner de RH e como especialista em Treinamento e Desenvolvimento.

 

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked