Como você está reagindo às situações que ocorrem na sua vida? Isso pode mudar seu dia!

Algumas situações que passamos no nosso dia-a-dia são realmente inevitáveis como quando começa a chover e estamos sem guarda-chuva, pegamos um trânsito pior que o de costume, o ônibus não para quando fazemos sinal, o avião atrasa ou o telefone dá defeito. Não temos como controlar ou evitar que isso aconteça. O que vai mudar é como você reage a cada acontecimento. Você pode escolher como vai começar o seu dia e como ele vai terminar.

Stehen Covey, autor do livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, nos fala do princípio 90/10.  Ele afirma que 10% da sua vida estão relacionados ao que acontece com você, contudo os outros 90% são determinados pela forma como você reage a essas situações.

Ele utiliza a seguinte situação como exemplo: Você está tomando o café da manhã com a sua família. A sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto. Mas, o que acontecerá em seguida será determinado pela sua reação.

Então, você se irrita, grita e a repreende por ter feito isso. Assustada sua filha começa a chorar. Em seguida, você critica sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa, e começa uma discussão. Nervoso, você vê que não há alternativa a não ser trocar a camisa, e quando retorna sua filha ainda está chorando, e com isso, ela acaba perdendo o ônibus escolar. Sua esposa vai para o trabalho contrariada.

Como consequência você tem que levar a sua filha de carro pra escola. Você olha no relógio e descobre que está atrasado, então aumenta sua velocidade. A alta velocidade e imprudência contribuem para que você seja parado por um guarda de trânsito que te multa. Você e sua filha chegam à escola com 15 minutos de atraso e sua filha entra, sem ao menos se despedir de você. Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu a sua maleta com documentos importantes em casa.

Esse dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso para o dia acabar e quando chega de volta em casa, sua esposa e filha estão chateadas, em silêncio e frias com você.

Tudo isso porque, apesar de você não ter controle sobre o que aconteceu no café da manhã, o modo como você reagiu naqueles cinco minutos foi o que estragou o seu dia.

Ao invés disso, o que poderia ter sido feito? O café cai na sua camisa, a sua filha começa a chorar e então você lhe diz, gentilmente: “Está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado.” Depois de vestir outra camisa, você volta, olha pela janela e vê a sua filha saindo no ônibus escolar. Dá um sorriso e ela retribui dando-lhe um adeus com a mão. Consegue perceber a diferença? Duas situações iguais, que terminam de forma muito diferentes.

Esse é apenas um exemplo, mas você já deve ter pensado em vários dias da sua vida em que você acabou se estressando, ficando mal humorado e até não se concentrando no trabalho ou na aula por reagir de forma ruim a um acontecimento sobre o qual você não teve controle.

Agora que você conhece o Princípio 90/10, comece a utilizá-lo no seu cotidiano e verá que as coisas ficarão melhores e seus dias serão mais produtivos se você passar a ter reações mais positivas em face das situações do dia-a-dia.

image5Experiência:

Professional and Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) com as seguintes certificações internacionais: Behavioral Coaching Institute (BCI), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC) e International Association of Coaching Institute (ICI). Licenciada como Analista Comportamental e Analista 360o pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC – RJ. Pós-Graduada em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Especialização em Recursos Humanos pela Fundação Dom Cabral.

Atua há mais de 12 anos na área de Recursos Humanos, com ampla experiência como Business Partner de RH e como especialista nas áreas de Remuneração e Treinamento e Desenvolvimento.

Email para contato: marina.tourinho@gmail.com

 

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked