Como viajar sem saber falar nenhuma língua estrangeira

Veja algumas dicas de como aproveitar a viajem sem falar outro idioma:

Sair de viagem sem conhecimentos prévios de inglês ou da língua local pode ser um desafio, porém o viajante não precisa abrir mão da vontade de conhecer novos ares, pois com um pouco de planejamento e uma boa dose de jogo de cintura, até mesmo o roteiro aparentemente mais complicado pode se tornar a melhor história a se contar, quando estiver de volta. Abaixo separamos algumas dicas de como facilitar a viagem sem precisar aprender idiomas, mas se sobrar um tempinho o melhor mesmo é investir no inglês ou em uma aula de francês online. Confira!

Visitando os países da América do Sul

Apenas dois países em toda a América do Sul não fazem fronteira com o Brasil, o Chile e o Equador, no entanto, mesmo nesses países o viajante brasileiro encontrará poucos problemas para ser entendido, uma vezes que o idioma oficial de ambas as nações é o espanhol – um idioma semelhante ao nosso e que se espalha por praticamente todos os outros países vizinhos. Outro facilitador da comunicação nesses lugares é a presença frequente de turistas em especial brasileiros. Em consequência disso, os nativos já estarão familiarizados com a recepção de turista e provavelmente terão uma boa vontade ao tentar se comunicar.

Utilizando aplicativos de tradução

Graças às novas tecnologias como smartphones e tablets é possível acessar aplicativos de tradução simultânea em formato de texto ou voz a partir de qualquer lugar do mundo pela internet. Logo, se o visitante não tiver tido tempo de formular uma lista de frases prontas para sua viajem, tais ferramentas poderão ser utilizadas como s.o.s. e lhe servir de socorro na hora de fazer uma compra ou pedir informações sobre um destino. Com relação a esse último ponto, vale a pena lembrar, que também é possível baixar o mapa das cidades e rotas mais visitadas também com a ajuda de aplicativos de localização disponíveis gratuitamente na rede.

Contratando interpretes

A forma mais simples de garantir uma viagem tranquila e sem contratempos, quando aprender o idioma local não é uma opção, é a contratação dos serviços de interprete. A grande maioria dos consulados brasileiros disponibiliza uma lista de profissionais registrados e habilitados para exercer as mais variadas funções, acompanhando e cuidando para que sua estadia seja confortável. Além disso, várias agências de viagens organizam grupos de turistas com guia, o qual fica responsável em apresentar os principais pontos turísticos e dar dicas de como aproveitar cada minuto da melhor forma possível.

 

Se preparando e deixando o medo de lado

Quem decide visitar um país estrangeiro, sem ajuda de interpretes, precisa ser bastante proativo para abordar outras pessoas e fazer perguntas quando necessário, tendo sempre certeza de que realmente tirou as dúvidas. No entanto, se você realmente é de poucas palavras ou não quer estar tanto à mercê da boa vontade alheia, poderá encontrar dicas de outros viajantes através de vídeos informativos em plataformas on-line como o Youtube e ler artigos em blogs de viagens sobre o país. Do mais, divirta-se planejando!

 

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked