Como não deixar que dinheiro te impeça de morar fora

Um dos maiores obstáculos, quando pensamos em morar fora, é o dinheiro.

Afinal, viajar a turismo já custa caro, imagine se mudar pra outro país. Deve ser muito pior, certo? Errado!

Quando viajamos a turismo, ficamos normalmente em hotéis, gastamos com restaurantes, com passeios, não sabemos usar o transporte público então pegamos táxi e assim vai.

Mas quando decidimos morar em outro país, o esquema é outro.

Começando por moradia

Primeiro que não pagamos diária como em hotel, é tudo por mês. É possível buscar lugares que você alugue só o quarto e divida o resto com outras pessoas, o que já reduz bastante o custo. E, se mesmo assim o orçamento estiver “salgado”, podemos optar por ficar em uma casa de família.

Mas mesmo assim, imagine que estamos estudando em outro país, como bancar a escola e os custos de vida?

Muitos países permitem que você estude e trabalhe.

Na Austrália é assim, por exemplo. Estudantes se mudam para lá, trabalham como garçom, cozinheiro ou até em empresas e estudam à noite. Mas também não dá para ser muito seletivo com o trabalho que encontrar, é preciso estar aberto a qualquer oportunidade. Independente da possibilidade de trabalho existir, é necessário esforço para conseguir algo.

O curso que quero fazer é muito caro, mesmo trabalhando!

Alguns cursos são realmente caros. Mesmo trabalhando não seria possível bancar tudo.

Nesse caso, também existem algumas soluções. A primeira é bolsa de estudos, a maioria das escolas pelo mundo possui algum programa de bolsas. Pesquise quais são os requisitos e veja se você se encaixa no que eles pedem.

Se não for possível uma bolsa, você também pode optar por financiamento. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem métodos para se financiar uma faculdade. Tudo para garantir que pessoas talentosas não desistam de estudar por falta de dinheiro.

Lembre-se que essas opções exigem grande esforço, como boas notas e dedicação.

E se eu só quiser trabalhar e não estudar?

Difícil pois você não tem visto de trabalho, né? Tudo depende: no Canadá por exemplo, você pode ir para estagiar. Lá, as leis do país definem que estagiário deve sim receber salário e este deve estar igual ou acima do salário mínimo do país. O que não é pouca coisa. O suficiente para você pagar as suas contas e poder se dedicar ao trabalho.

Tudo bem, mas e antes de sair do Brasil?

É claro que em um primeiro momento é preciso fazer algumas economias para poder comprar passagem, colocar seus documentos em dia e ter um pouco de dinheiro para quando chegar em seu destino. Mas tudo vale quando seu sonho é ir para outro país.

Economize agora para poder viver seu futuro!

Veja também:

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked