Como lidar com uma nova cultura ao chegar em outro país

Quando nos mudamos de país, existe uma coisa que vai sempre nos acompanhar, que é a cultura do local que escolhemos viver, uma vez que ela faz parte de cada indivíduo que cruze nosso caminho no dia a dia.

Mas afinal, como lidar, se adaptar e participar de uma cultura distante da sua?

Em um primeiro passo, seria interessante entender os costumes básicos, como todos se cumprimentam, o que é considerado falta de respeito e o quais atitudes da sua cultura podem ser consideradas ofensivas ou simplesmente desaprovadas pelo povo local. Talvez algo simples, como um beijo na bochecha, representando um “oi”, seja algo a não se fazer. Por isso, as “regras básicas” de cumprimento devem ser estudadas e entendidas para que não passemos por situações desagradáveis.

Um segundo passo seria aceitar as reações dos locais diante de nossas atitudes. É claro que cada um possui seu jeito próprio e não vai ficar mudo com medo da possibilidade de incomodar alguém, por isso não se surpreenda com comentários ou até broncas das pessoas que estão conhecendo ou até de estranhos. Por exemplo, em certos lugares, falar alto dentro transporte público pode ser considerado falta de respeito e as pessoas vão reclamar com você. Não se ofenda, afinal, você que está no país deles e deve se esforçar para se encaixar. Então aceite a crítica, peça desculpas e aprenda a nova lição.

Uma terceira dica é ser curioso. Pergunte para seus novos amigos se suas atitudes estão corretas, se são bem aceitas ou se precisam de alguma mudança. Não aja por impulsividade e saia abraçando as pessoas e fazendo perguntas. Abraçar alguém, por exemplo, é algo extremamente íntimo em certos países e aqui no Brasil é comum até para um oi. Em outros lugares, perguntar o nome da pessoa é considerado invasão de privacidade. O importante é perceber que até coisas pequenas podem ser mal vistas.

Uma última coisa e também muito importante é respeitar atitudes de outras culturas que na sua cultura são consideradas falta de educação ou respeito. Mais uma vez, tente entender e respeitar. E em um caso mais extremo, com algo que você não gosta, simplesmente ignore. Faz parte de ser o “visitante” em outro local.

E lembra, entender uma nova cultura é um grande aprendizado. Carregue como uma boa lembrança e veja como os povos se diferenciam pelo mundo.

Veja também:

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked