Como fazer para viajar quando não se tem dinheiro

Quem não tem vontade de viajar e sempre pensa na famosa frase: “Money que é good nois não have” (Dinheiro que é bom nós não temos). Acaba que se torna a razão número 1 do porque as pessoas não saem para viajar.

E esse é um dilema que todo mundo tem, até que nos deparamos com matérias falando de pessoas que viajaram gastando o mínimo de um jeito que achamos ser impossível.

Mas vamos começar com o que realmente quer. Se viajar é a sua prioridade, é para lá que vão todas as suas economias. Ou seja, tudo que conseguir guardar vai para o cofrinho de viagem. 

Mas se mesmo assim você achar que não vai ser suficiente, então chegamos a primeira dica: Trabalhe enquanto viaja.

Existem muitos trabalhos fáceis de conseguir em outros países. segue uma lista das possibilidades que pode buscar:

  • Au pair
  • Bartender
  • Trabalhar em Hostel
  • Garçom
  • Guia de Turismo
  • Instrutor de mergulho (caso seja certificado)
  • Trabalhar em fazendas (comum na Nova Zelândia e Austrália)
  • Trabalhar em navios de turismo
  • Trabalhar em Casinos
  • Trabalhar em Resorts de Ski durante a temporada
  • Trabalhar em Yatch (existem sites de trabalho próprios para isso. Alguns certificados podem ser necessários. Confira)

Mas pense que esses trabalhos não requerem muita experiência ou estudo. Não vão te deixar rico, mas vão pagar suas contas enquanto vive uma experiência incrível pelo mundo. Então, mantenha a mente aberta.

Seguindo para a próxima dica, como conseguir passagens aéreas de graça.

Primeiramente se inscreva em algum plano para acumular pontos e milhas, normalmente por cartão de crédito. Pesquise para saber qual vai acumular mais pontos. A partir daí, faça todas as suas compras e gastos no cartão de crédito, para acumular o máximo de pontos que puder. Existem até planos de fidelidade de postos de gasolina que premiam com milhas. Dependendo da compra ou do gasto, você consegue pontos em dobro.

Então, transforme os gastos que já possui em um modo de acumular pontos e milhas. Além disso, fique sempre atento a promoções de companhias aéreas, se cadastre no newsletter dessas empresas, e aproveite o momento de uma mega promoção que pode garantir uma passagem com poucas milhas.

Seguindo um pouco, essas milhas e pontos também podem ser usados em estadia. Então é um método de também conseguir hospedagem grátis.

Agora, como conseguir estadia sem custo.

– Se hospede na casa de locais: existem vários programas para encontrar estadia de graça. Um dos mais famosos é o Couchsurfing, onde locais abrem espaço em suas casa para receber viajantes apenas pela experiência. Além de não gastar nada, você tem a chance de ver como é a vida de um local. Dizem que é uma experiência incrível pelo acesso a novas amizades e imersão na cultura.

Esse tipo de programa, hoje em dia, também se extende para caronas com o BlaBlaCar.

E claro que você também quer fazer programas de turistas com guias, o que também é possível sem gastar nada. Na Europa, por exemplo, os Free Walking Tours já são conhecidos pelo custo zero e pela boa qualidade dos guias, que estão lá também buscando experiências, e quem sabe uma gorjeta opcional dos turistas.

Esse tipo de programa tem se popularizado pelo mundo. Então, ao chegar no seu destino, pesquise por Free Walking Tours e tenha uma boa aula de história, cultura, gastronomia ou o que for.

E aqui seguem mais algumas dicas economizar quando tiver/quiser gastar com algo na sua viagem:

– Passagens de trem: comprar com passagens com antecedência podem economizar até metade do valor do que seria se comprasse tudo na hora.

Durma em quartos com mais pessoas: Se couchsurfing não for algo que você vai curtir e prefere pagar por um hostel, os quartos que você divide com mais viajantes normalmente é mais barato do que o restante.

Use seu cartão de estudante: é comum ter descontos pelo mundo com passagens, entradas de museus, visitas a locais históricos apresentando seu cartão de estudante. Então sempre tenha-o com você e pergunte nas entradas se existe o desconto.

– Pegue cartões de turistas: Quando chegar em uma cidade, tente visitar algum centro de recepção de turistas e veja se eles possuem o cartão para turistas. Eles normalmente dão entradas grátis, descontos em ônibus de sightseeing, descontos em restaurantes e várias regalias para quem está de passagem pela cidade.

 

 

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked