Como evitar os batedores de carteira na Europa

Contamos uma história muito interessante sobre Barcelona e uma das dicas que a Ciça nos deu foi sobre os batedores de carteira na cidade. Acaba que isso é um problema muito chato que acontece lá, mas que também se extende pela Europa.

Afinal, ninguém quer gastar sua viagem tentando cancelar cartões, ficar sem celular ou até perder documentos e dinheiro. Mas isso é um problema que com um pouco de atenção pode ser evitado, veja como:

Os batedores de carteira são normalmente mais presentes em cidades que atraem muitos turistas, como:

  • Barcelona, Espanha
  • Roma, Itália
  • Paris, França
  • Madrid, Espanha
  • Atenas, Grécia
  • Florença, Itália
  • Londres, Inglaterra
  • Amsterdam, Holanda

Mas não pense que isso só acontece nestes lugares, é sempre bom estar atento, não importa onde esteja.

Como identificar os batedores de carteira?

Normalmente pensamos em um biotipo único para ladrões, sempre alguém magricelo e esquisito que não para de te encarar. Mas não, o que mais acontece são pessoas bem vestidas ou  meninos e meninas entre 10 e 16 anos, que passam despercebidos por nós.

Eles normalmente trabalham em grupos. Enquanto uma ou duas pessoas te distraem, uma outra vem e tenta pegar suas coisas. Depois disso, cada um vai para uma direção e você nem percebe que acaba de ser roubado.

pickpocket-1

Onde eles atuam?

Batedores de carteira gostam de locais com aglomerações de pessoas, como pontos turísticos, transporte público, museus, estações de trem, restaurantes, lojas de departamento (muito comum para turistas) e até na praia (não deixe suas coisas desacompanhadas, mesmo quando entrar no mar). Isso torna mais fácil em se aproximar das pessoas e disfarçar um roubo (eles não querem te enfrentar, preferem passar despercebidos).

FRANCE-TRANSPORT-STRIKE 2

Quem eles preferem roubar?

Turistas (normalmente andam com bastante dinheiro), pessoas com malas, pessoas que andam com itens de valor (como iPhone) e pessoas que confiam em qualquer um (normalmente iniciam uma conversa facilmente e são distraídos)

Quais são os truques mais usados?

Isso mesmo, muitas vezes caímos em truques baratos só para nos distrair, como:

Baixo assinado para caridade: você pode ser abordado na rua por pessoas com pranchetas explicando o motivo do baixo assinado delas. Se você assina, é capaz que lhe peçam uma doação, que com certeza não será para caridade. E enquanto você está ouvindo, outra pessoa pode estar de olho para levar sua carteira.

pickpockets

Metrô cheio: ao entrar em um metrô cheio, você pode notar um grupo de crianças ou jovens entrando junto com você. Eles vão fazer uma pequena zona e sair rapidinho. Quando você notar que foi roubado, as portas estarão se fechando e não há nada mais a ser feito. – Também fique atento a alguém que fique em pé muito grudado em você.

Enquanto você usa o celular: atenção na hora que mexer no seu celular, é um momento de distração que os bandidos podem aproveitar para levar algo. E segure firme seu aparelho quando estiver no metrô, alguém pode pegá-lo a força logo antes das portas se fecharem.

Ajuda com as malas: suspeite de alguém que te ajuda com suas malas, essa pessoa pode usar da boa ação para levar sua bolsa embora.

Trombando com alguém: as vezes essa trombada não é acidental, que é comum em lugares cheios, alguns usam desse método para arrancar algo de você.

Escada rolante: é fácil para outras pessoas ficarem bem próximas de você e pegar algo do seu bolso ou bolsa. Não se distraia tanto.

Sacando dinheiro: pode acontecer de quando você estiver em uma máquina sacando dinheiro, um grupo de pessoas se aproximar para pedir dinheiro. Enquanto um pede, outro arranca seu cartão de crédito da máquina. Também cuidado ao digitar sua senha, certifique-se de que ninguém esteja olhando.

atm-pickpocket

Como se prevenir?

Nesse ponto você deve estar pensando que vai ser roubado logo que colocar os pés na Europa. Mas não é o caso, crimes violentos são bastante raros por lá. Batedores de carteira são situações que podem acontecer e que com um pouco de atenção podem ser evitados.

Então veja algumas dicas:

  • Não carregue tudo junto. Limite um pouco seus pertences ao sair na rua pois se for roubado, não vão levar muita coisa.
  • Use aquelas pochetes que você usa por baixo da roupa.

ec_silk_undercover_money_belt_rose

  • Fique atento com sua bolsa e carteira. Se estiver em lugares mais cheios, fique sempre com a mão no bolso da carteira (de preferência o bolso da frente) ou com a mão sobre sua bolsa (que nunca deve ficar aberta)
  • Deixe uma cópia de seus cartões e documentos em um lugar que você possa acessar (como no email). Isso ajuda na hora de cancelar o cartão ou fazer um boletim de ocorrência com o número do documento.
  • Evite andar na rua com seu passaporte – a maioria dos lugares aceita outro tipo de documento. Essa é a pior coisa a ser roubada durante uma viagem, então todo cuidado é pouco.

Lembrando que estas são dicas para evitar situações desagradáveis. Aproveite sua viagem da mesma forma mas com um pouco de atenção agora que esta mais prevenido. 🙂

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked