Como escolher um novo país para morar?

A vontade de morar fora começa sem muito rumo ou planejamento. Mas isso vale para todos os sonhos que temos na vida. Tudo começa por uma desejo de viver algo, e depois você luta para que tudo se torne realidade.

Nesse momento, um dos primeiros passos é escolher que país e que cidade você quer morar. Mas como fazer isso?

Separamos alguns itens para colocar no meio da sua pesquisa para escolher o melhor local de acordo com sua personalidade e estilo de vida, check it out:

1. Língua

Aprender uma língua nova é um dos principais motivos pelo qual as pessoas querem morar fora. Independente se você já fala o idioma do lugar que escolheu, é ele que você vai usar para se comunicar todos os dias. Então escolha o idioma que você gostaria de ser fluente e sabe que vai gostar de aprender.

2. Distância

Países muito longe, como Austrália, Nova Zelândia, Japão, China e todos nessa região do planeta são muito distantes do Brasil. Então a viagem até chegar neles é maior, consequentemente passagens mais caras e o fuso-horário pode chegar até 13 horas de diferença.

É importante pensar nisso, pois a comunicação com o Brasil fica mais restrita. Enquanto você aproveita o dia, sua família no Brasil está dormindo. Ou seja, se você é uma pessoa muito apegada e carente, pense nessa dificuldade de se comunicar e provavelmente em não receber visitas durante sua estadia fora, exatamente pelo longo tempo de viagem e o alto custo de traslado.

3. Moeda

Estamos encarando a maior alta do dólar já vista. O que pode levar os custos de vida em outros países a se multiplicar por 4 ou 5 vezes. Pensando nisso, lembre-se que existem opções que não são em moedas tão altas. Por exemplo: países da América do Sul, Canadá, África do Sul, Austrália e outros.

4. Cultura

Descubra tudo que puder sobre a cultura dos locais que está pesquisando. Choques culturais são comuns quando tudo é muito diferente, então se você já souber o básico de como tudo funciona, além de saber se é algo que gostaria de conviver, vai evitar situações desagradáveis simplesmente por causa de uma falta de conhecimento inicial.

5. Estilo de vida

Tente escolher um local que forneça um estilo de vida que gostaria de ter.

Somente os estudos ou o trabalho não definem sua vida em outro lugar. É importante saber o que poderá fazer em seu horário livre. Por exemplo, se gosta de surfar, escolha um lugar com praia. Se gosta de viajar, escolha um lugar que te possibilite boas viagens geograficamente falando. Se gosta de pedalar, escolha um local com espaço e costume para isso (assim vai ter companhia). Se gosta da vida noturna, escolha um local com bons bares e baladas. E se você gosta mais de aprendizado, escolha um local com um grande valor histórico, como Europa, para conhecer e visitar lugares culturais.

6. Motivo da viagem

Sua experiência vai ser de trabalho, trabalho voluntário, estudo, turismo ou o que?

Isso é essencial para definir tudo a se fazer. Se for para estudar, verifique a melhor faculdade possível combinada com tudo que falamos acima. Caso seja para trabalhar, veja um local que te permita um visto para tal.

Esses itens podem definir seu destino. Para trabalho voluntário, por exemplo, as pessoas escolhem normalmente por países mais necessitados.

7. Custo de vida

Se informe sobre o custo de vida no local e faça uma estimativa de gastos mensais. Assim, você poderá ver quais locais estarão dentro do seu orçamento. Para isso, verifique os seguintes valores:

  • aluguel
  • alimentação
  • transporte
  • plano de saúde
  • passagens
  • conversão da moeda
  • mensalidades da escola (se for estudar)
  • se você vai trabalhar e ter salário: verifique o quanto será suficiente para viver

Pode ter certeza de que se você pensar em todos esses fatores na hora de escolher seu destino, sua experiência vai ser muito mais proveitosa e inesquecível!

Veja também:

1 Comentários

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked