Miami Ad School
A entrevista de hoje é uma história que começou em Dezembro de 2011 e se estende até hoje. Foi com a Bianca, que hoje mora em Berlim.
Ela sempre trabalhou no mundo das agências de publicidade. Jovem, com muito talento e uma vontade de conhecer o mundo, a Bianca se inscreveu no curso de Direção de Arte da Miami Ad School, na unidade de Hamburgo, Alemanha.
Esse curso tem a duração de 2 anos, sendo que 9 meses dele você faz estágio em agências. No caso da Bianca, depois de Hamburgo ela morou em Amsterdam, Berlim e Paris, 3 meses em cada.
A escola possui parceria com agências e te indica.
Você escolhe algumas opções, passa por entrevistas e, se aceita, passa 3 meses na agência.
Tudo funciona por trimestres são 8 trimestres no total, do 5 ao 7 você faz estágios. No 8, você escolhe uma unidade da Miami Ad School para se formar e entregar o projeto final, ela se formou na unidade de Hamburgo mesmo.
Para o projeto final, seus melhores trabalhos são avaliados e você recebe mais dois briefings.
Profissionais do ramo são convidados para ver seu trabalho e te dar dicas.
No final, você entrega um site, um livro com os trabalhos feitos e um cartão de visita.
O mais bacana é que você já sai com muitos contatos para conseguir trabalho, e a escola sempre te mantém informada de oportunidades de mercado, eles te mandam email com as vagas abertas.
Olha o que mais a Bianca nos contou:
Como você descobriu o curso?
Pela ESPM.
Como você se inscreveu?
Online. Os responsáveis são super abertos para responder qualquer tipo de dúvida via e-mail.
Como achou moradia?
A escola manda uma lista de sites e corretoras.
Como era seu dia a dia?
De duas a três aulas por dia, com duração de 3 horas cada. Depois era fazer trabalhos e trabalhos e mais trabalhos. A escola é bem puxada. Sendo que certos dias, especialmente na semana de entrega de trabalhos finais, é normal virar a noite na escola.
O que fazia nos finais de semana?
Durante o dia eu ia em parques, no Rio Alster (fazia SUP; Hamburgo é conhecido pelos esportes aquáticos praticados no rio, como vela e remo), cafés e ia para a praia no verão.
A noite ia em bares, baladas e festas na casa de amigos.
Um desafio?
Criar desapego.
Durante a fase de estágios, você se muda a cada 3 meses. Isso quer dizer que a cada 3 meses, durante 2 anos, você faz amigos novos, e logo depois vê eles partirem. Você monta o seu cantinho, e se muda de novo.
O que mais gostou?
Foi a melhor experiência da minha vida. Fiz amigos pelo mundo inteiro, e apesar de não nos vermos sempre, o Skype não para. A experiência profissional internacional que ganhei e o aprendizado da MASE (Miami Ad School Europe) é super reconhecido no meu trabalho.
O que evitar?
Achar que este curso é uma viagem de férias de 2 anos. O dinheiro acaba rápido, comer porcaria engorda, beber muito da ressaca e não deixa a cabeça funcionar no dia seguinte.
E o mais importante: A escola traz um aprendizado incrível! Não desperdice a grana. Ralar vale muito a pena.
Dicas úteis?
Yelp e Foursquare para saber onde ir.
Skyscanner e Swoodoo para comprar passagens de avião;
Duolingo para aprender línguas novas;
Songkick para descobrir os concertos perto de você.
Hoje, a Bianca já se formou na Miami Ad School e mora em Berlim trabalhando em uma agência!
Veja também: 6 meses na Irlanda!