Coaching: o que é, para que serve e como pode me ajudar?

Aqui no site, falamos muito sobre futuro, oportunidades e planos de carreira. Tudo que possa inspirar e ajudar jovens a se descobrirem com as chances que existem mundo afora. Para aprimorar isso tudo, agora teremos a incrível Coaching de Carreira, Marina Tourinho, falando sobre como o Coaching pode ajudar a fazer decisões para o futuro e dando dicas de como fazer essas escolhas.

Hoje, iniciamos a uma série de matérias que a Marina vai publicar aqui no Go Along. Então se você tem algum pergunta sobre o Coaching e como acha que isso pode te ajudar, mande suas perguntas para nós.

Para iniciar o assunto, hoje, ela explica o papel de um Coach, confira:

Coaching: o que é, para que serve e como pode me ajudar?

O uso e aplicação do Coaching vêm crescendo em diversas áreas. A cada dia surge uma nova “modalidade” de Coaching e os benefícios desse processo ficam mais evidentes.

O coaching pode ser entendido como uma parceria no qual o coach auxilia o coachee a adotar a prática de determinados comportamentos e atitudes, a fim de se dedicar e ter entusiasmo para cumprir seus objetivos e liberar todo seu potencial. A denominação coaching foi importada do esporte, devido a semelhança com as atividades dos treinadores dos atletas, que os incentivam e os conduzem a cumprirem suas metas e atingirem os melhores resultados,.

O processo consiste em sessões de conversas, onde o coach ouve e contribui com técnicas, observações, perguntas e feedback para apoiar e nortear o coachee a encontrar e reforçar seus pontos fortes e entender e dar um novo significado aos seus pontos de desenvolvimento, além de mapear algumas crenças e pré-conceitos que possam limitar seu desenvolvimento. O coach ajuda o coachee a se conhecer e entender seu estado atual, para construir junto com ele a jornada até o estado desejado.

A interação deve ocorrer em um ambiente de confiança para facilitar que o coachee possa ter clareza sobre suas crenças, valores e missão de vida, e assim definir metas, tomar decisões, redefinir prioridades de vida e de carreira. Independente dos objetivos do coachee, o coaching tem como pilares: motivar, desenvolver, reconhecer e inspirar.

Para que o coachee alcance seus objetivos com sucesso, é essencial estar completamente focado no processo, realizando as tarefas designadas, pois ele será mensurado a todo o momento, com feedback e supervisão. O Coaching só atinge ótimos resultados com compromisso e envolvimento contínuo.

Pode-se dizer ainda que o coaching tem um caráter  holístico, pois nos leva não só a atingir nossos objetivos, como traz significado a vários aspectos da nossa vida e nos leva ao crescimento e evolução contínuos.

 image5Experiência:

Professional and Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) com as seguintes certificações internacionais: Behavioral Coaching Institute (BCI), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC) e International Association of Coaching Institute (ICI). Licenciada como Analista Comportamental e Analista 360o pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC – RJ. Pós-Graduada em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Especialização em Recursos Humanos pela Fundação Dom Cabral.

Atua há mais de 12 anos na área de Recursos Humanos, com ampla experiência como Business Partner de RH e como especialista nas áreas de Remuneração e Treinamento e Desenvolvimento.

Email para contato: marina.tourinho@gmail.com

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked