A histórica influência LGBT de São Francisco e suas conquistas

Dia 26 de Junho de 2015

Essa é uma data que ficou marcada na história. A suprema corte dos Estados Unidos legalizou em todos os seus Estados o casamento gay.

A cidade de São Francisco, na Califórnia, é considerada, simbolicamente, como o coração dos direitos homossexuais por décadas. Em comemoração a essa data, que representa uma vitória para o amor, veja alguns fatos da história dessa cidade que a deixa muito orgulhosa desse momento da história americana.

1908: Primeiro Bar Gay em São Francisco

1908 Bar

O The Dash foi o primeiro bar assumidamente gay na cidade. Outros bares podem ter existido antes, mas nenhum identificado publicamente por ser um bar homossexual. O bar foi fechado praticamente ao mesmo tempo em que foi aberto depois de que foi vinculado ao um juiz renomado da época. Isso desencadeou um movimento que ajudou a fechar a região conhecida como Barbary Coast.

1955: Primeira Organização Lésbica Americana

daughters of bilitis 240x140

Foi também em São Francisco onde foi formada a primeira organização lésbica do país, conhecida como The Daughters of Bilitis.

1964: A Capital Gay Americana

Life Magazine Gay San Francisco 240x140

A revista Life Magazine nomeou São Francisco como a capital gay do país com a matéria “Gay San Francisco”.

1966: Primeiro Centro Comunitário Gay

Society of Individual rights

A “The Society for Individual Rights” abriu o primeiro centro comunitário no “U.S. The National Planning Conference of Homophile Organizations” que recebeu a primeira convenção para grupos gays e lésbicos de São Francisco.

1970: Primeira Parada Gay

1970 gay freedom parade 240x140

Em 27 de Junho deste ano, de 20 a 30 pessoas marcharam pelas ruas da cidade em prol dos direitos gays. No dia seguinte, o movimento juntou muito mais pessoas para o Golden Gate Park, foi o começo do “Gay Freedom Day Parade”, também conhecida como “Pride”.

1972: Primeiro Bar Gay Aberto em São Francisco

Twin Peaks

O Twin Peaks, foi o primeiro bar gay com janelas abertas. Anteriormente, os bares homossexuais só poderiam ter janelas escurecidas ou nem mesmo janelas.

1977: Milk & Tales of The City

Harvey Milk Color 240x140

Harvey Milk foi eleito com um dos Supervisores do Conselho da cidade de São Francisco. Ele foi o primeiro oficial assumidamente gay a ser eleito na história da Califórnia.

No mesmo ano, o romance Tales of the City, escrito por Armistead Maupin, foi publicado. A séria recebeu muitos prêmios, inclusive “Gay, Lesbian & Bisexual Book Award” em 2001 e “Best Gay Read Award” em 2006.

1978: A “Rainbow Flag” foi desenhada em São Francisco

rainbow flag

O artista Gilbert Baker desenhou a bandeira em resposta a movimentos ativistas da comunidade.

1982: Primeiros Jogos Gays

1982-gay-games PC_box turtle bulletin 240x140

Mais de 1.300 atletas de mais de 10 país se reuniram na cidade para competir em 17 esportes no Estádio Kezar.

2004: Primeiro Casamento de Mesmo Sexo Legalmente Autorizado

2004 Del Martin and Phyllis Lyon 240x140 1

Co-fundadoras do Daughters of Bilitis, Del Martin e Phillis Lyon, foram o primeiro casal do mesmo sexo a se casar legalmente nos Estados Unidos.

2015: A Suprema Corte Americana Legaliza o Casamento entre Pessoas do Mesmo Sexo

sf_pride

A Pride de número 45 acontece em seguida da liberação do casamento gay em todo solo americano.

APTOPIX Gay Pride San Francisco

Um acontecimento destes é um marco na história mundial, que pode ser tomado como exemplo para que todas as nações do mundo se inspirem e também permitam os direitos de que todos possam escolher com quem querem se casar, sem impedimentos ou preconceitos.

Matéria Original: Always Proud, San Francisco: A Brief Gay History

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked