7 dicas para economizar seu dinheiro enquanto viaja

Viajar conta com 3 etapas orçamentárias: guardar dinheiro antes da viagem, gastar o dinheiro durante a viagem e não ter mais dinheiro depois da viagem.

Sim, essa é a questão que assombra todos os viajantes, mas isso não os impede de viajar de viver as maravilhas de descobrir o mundo.

Então, separamos algumas dicas para tentar guardar dinheiro enquanto viajamos, confira!

Comida

Comer em restaurantes é sempre um gasto maior. Por isso, um bom jeito de economizar é preparar sua própria comida. Se conseguir se hospedar em um lugar com cozinha, melhor ainda.

É claro que experimentar a culinária local faz parte da sua viagem, mas evite ir em restaurantes no café da manhã, almoço e jantar. Já pensou somar as 3 refeições e ver que dava para ter economizado um pouco?

Outro jeito de conseguir isso, é ficar em locais que possuem café da manhã incluído. E usufrua dele, se alimente bem para poder ter energia durante o dia e também aproveite para levar umas frutas e sanduíches na sua mochila. (sim, aproveite mesmo o café da manhã)

Transporte

Em primeiro lugar, fuja da palavra “taxi”. Esse é um gasto elevado além de que normalmente é difícil de se confiar. Em diversos lugares do mundo é só o motorista ouvir o seu sotaque de turista para tentar fazer um trajeto 3 vezes maior e te cobrar muito mais.

Use transporte público ou simplesmente ande. São modos de conhecer melhor o lugar que visita além de ser mais barato/grátis.

Estadia

Procure sempre por lugares mais baratos como Hostels, certifique-se que não pode encontrar um Airbnb com bom preço ou usufruam do Couchsurfing (para quem não conhece, o Couchsurfing é um jeito de conseguir acomodações grátis pelo mundo).

Se escolher o Airbnb, fuja de locais mais turísticos e fiquem no subúrbio. Onde locais moram e vivem bem mas longe daquele centro turístico.

Festa

Se você está viajando mais no clima de festa e balada, faça seu esquenta no supermercado e beba na rua (se for legal, existem locais onde é proibido beber na rua). Sim, lá você consegue comprar bebidas muito mais baratas. Na Europa, por exemplo, até vinhos de 4 euros. O que é bem menos do que pagaria em um bar.

Bagagem

Se for possível, viaje somente com a mala de mão ou mochila, principalmente se você vai viajar com companhias aéreas low-cost. Isso vale mais para a Europa, mas com essas companhias as passagens não incluem o valor de despachar uma mala. Então se chegar lá pensando que pode, eles vão te cobrar pelo menos 50 Euros pela mala a mais.

Além disso, com apenas uma mochila ou a mala de mão você consegue se movimentar mais fácil e não vai precisar nem do taxi do aeroporto até sua estadia.

Cartão de crédito

Isso vale para antes e durante a viagem. Escolha um cartão que dê pontuação e milhas. Se quiser, escolha até o cartão da companhia aérea que mais usa, se inscreve em programas de milhagem e tudo que aumentar seus pontos.

Se não conseguir usar os pontos para sua primeira viagem, os pontos vão acumular e facilitar a sua próxima viagem.

E se você não quiser/precisar usar o cartão, saque o máximo dinheiro que quiser/der em uma vez só. Assim você não paga a taxa toda vez que precisar de dinheiro.

Água

Água vai ser o que mais vai consumir em sua viagem. Se somar o valor de cada garrafa que comprar vai ver que gastou demais com algo que dava para conseguir de outra forma.

Para isso, leve a sua garrafa/squeeze. Encha em bebedouros, peça no vôo para a aeromoça completar com água ou, se mais uma vez estiver na Europa, encha nas bicas que encontra nas ruas (importante pegar a água caindo e não a que já esta parada).

Se ficar na dúvida se é potável, basta perguntar para um local.

d_d_italia-siena-water-fountain

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked