1) Faça um filtro para definir suas escolhas
Quando começar a pensar onde ir ou o que estudar, faça um filtro com todos os quesitos que você quer que façam parte da sua experiência. Não somente o local de estudo ou atividade que vai fazer, mas a cidade, estilo de vida, o clima do local, custo de vida, a língua falada e qualquer item que você ache importante.
Você tem a opção de escolher exatamente o que quer.
2) Entenda quais os requerimentos de vistos
Veja se é preciso tirar visto para onde vai. Normalmente você só consegue com documentação dada pela escola ou local de trabalho. O processo pode ser um pouco demorado, então veja tudo que vai precisar (documentos, entrevistas e outros) e faça um planejamento do tempo para não atrasar o processo todo.
3) Faça um orçamento
É importante saber quanto tudo vai lhe custar. Monte um orçamento para ter controle de gastos.
Veja passagens, custo de moradia, custo do curso (se este for o seu caso), custo para alimentação e tudo que você pretende fazer durante seu tempo fora.
4) Não se meta em problemas
Uma vez morando em um país que não é o seu, procure saber as leis do local e as respeite. Evite problemas que podem prejudicar sua estadia lá, ou até mesmo levar a suspensão de um visto – você teria que largar tudo e voltar pra casa.
5) Curta
Esteja aberto a novas experiências e aproveite tudo que puder. Conheça pessoas, lugares, culturas, comidas e tudo que de interessante que aparecer.
And enjoy the ride!
Veja também: A diretora de arte que se mudou para a Europa