12 aspectos da sua vida para analisar e melhorar

Apesar de muitas pessoas recorrerem ao coaching para trabalhar o lado profissional, o coaching é um processo holístico e, portanto, deve abordar todos os aspectos da nossa vida. Precisamos estar em constante equilíbrio e harmonia para viver nossa vida plenamente. Além do profissional, sua saúde, seus relacionamentos, sua espiritualidade, seu propósito, entre outros, devem ser olhados e cuidados sempre.

Para avaliar o quanto você esta cuidando de cada aspecto da sua vida, eu apresento a segunda ferramenta de coaching, a Roda da Vida. A Roda da Vida é um método de autoavaliação, originalmente desenvolvido pelos hindus que chegaram à conclusão de que era necessário ter um sistema onde a pudéssemos avaliar cada parte importante da vida para entender quais pontos estão satisfatórios e quais precisam de atenção.

A ferramenta é fácil e pode ser desenvolvida rapidamente por você mesmo. Dividimos um círculo em 12 partes, como um gráfico de pizza, cada uma das partes representando um aspecto da sua vida. Para cada aspecto você atribuirá uma nota de 1 a 10, qualificando sua satisfação em cada uma dessas áreas:

roda

 

– Saúde e disposição: Você irá avaliar o quanto considera que tem cuidado de sua saúde, se alimenta adequadamente, se exercita, se bebe com frequência, se vai aos médicos devidos, se tem acordado com energia. Os hindus consideravam essa a parte mais importante, pois sem saúde nada flui.

– Desenvolvimento Intelectual: Você tem procurado se capacitar, se manter informado ou atualizado sobre assuntos diversos, visto filmes, ido a exposições?

– Equilíbrio emocional: Análise suas reações aos fatos da vida, se suas mudanças de humor tem sido constantes?

– Realização e propósito: O quanto você se sente realizado? Seu propósito de vida e profissional tem congruência?

– Recursos financeiros: Você está feliz com o quanto ganha?

– Contribuição social: Você contribui positivamente para a vida de outras pessoas de alguma forma?

– Família: Você tem bom relacionamento com sua família? Tem algum problema ou questão que precisa ser tratado?

– Relacionamento amoroso: Pense não só o relacionamento com outra pessoa, mas com você mesmo.

– Vida social: Quais os grupos que você faz parte? Tem dedicado tempo ao networking?

– Hobbies e diversão: Os hobbies e sua diversão estimulam sua criatividade, quanto tempo tem dedicado a isso?

– Plenitude e felicidade: Você tem prazer em viver a vida?

– Espiritualidade: Avalie a maneira que você lida com sua fé e sua força interna.

 

Com o resultado final você conseguirá identificar o que já está correndo bem e o que você deve dar um pouco mais de atenção para que fique satisfeito com todos os aspectos. Para o sistema hindu, é necessário que cada esfera ou parte do gráfico tenha 60% de satisfação (nota 6), caso contrário, se torna uma área que precisa urgentemente ser modificada. Ao identificar qual área apresenta deficiências, é essencial que trace um plano para ajudá-lo a trabalhar esse aspecto que está em falta, levando assim a uma vida mais prazerosa, produtiva e ao equilíbrio pessoal.

image5-2-1Marina Tourinho é Professional and Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) com as seguintes certificações internacionais: Behavioral Coaching Institute (BCI), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC) e International Association of Coaching Institute (ICI). Licenciada como Analista Comportamental e Analista 360o pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Atua há mais de 12 anos na área de Recursos Humanos, com ampla experiência como Business Partner de RH e como especialista em Treinamento e Desenvolvimento.

 

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked