10 dicas de fotografia que todo fotógrafo de viagem deveria saber

Viajar e tirar fotos. O melhor jeito de registrar momentos.

Separamos algumas dicas para você melhorar suas fotos durante uma viagem. Como registrar os melhores momentos, descobrir o local por trás das lentes e mesmo assim aproveitar sua jornada. Confira:

Cano

1. Acorde cedo

Existem alguns horários que a iluminação natural é a melhor que se pode conseguir. Então acorde cedo e aproveite a luz do nascer do sol. 1 horas depois do nascer do sol e 1 hora antes do pôr do sol, são horários preciosos se você estiver no lugar certo.

2. Pesquise

Pesquise seu destino antes de chegar lá. Desse modo, você pode descobrir lugares novos que gostaria de fotografar.

3. Saiba usar sua câmera

Não deixe para a hora de viajar para descobrir os recursos que seu equipamento possui. Treine em casa, pesquise, leia o manual, veja vídeos no YouTube que explicam como usar sua câmera.

4. Se inspire

Comece a pesquisar sobre o tema ou o local que vai fotografar. Veja o portfólio de outros artistas, veja fotografias na internet, visite galerias de arte. Ative sua imaginação e se inspire com o trabalho alheio.

5. Sinta o lugar

Fotografar é registrar momentos. Para isso, sinta o que está conhecendo. Entenda a cultura, saiba dos rituais e suas histórias, experimente a comida local. Sua fotografia vai ter mais valor se souber a história por trás dela.

6. Saia do comum

As vezes o óbvio é lindo, mas fuja do comum. Procure outros ângulos. Veja por exemplo uma visita ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O comum é olhar para ele, mas já pensou em olhar para onde o Cristo abre seus braços, veja as imagens:

7. Aproveite sem as câmeras

Em algum momento, esqueça um pouco sua câmera e aproveite sua viagem sem ser através das lentes. Isso te dá um entendimento do que está vivendo. Seja espontâneo, aprecie, conheça e experimente.

8. O exótico pode ser encontrado em qualquer lugar

Não importa onde vive ou onde está visitando. Encontre a beleza do lugar que está. Mostre a beleza e as pessoas vão te seguir.

9. Não pare de viajar

Mantenha seu portfólio ativo. Não é preciso viajar longe para isso. Aproveite o ambiente que te cerca, vá a festivais ou mercados. Saía uma hora de carro para um local próximo e mostre a beleza do que vê.

10. Seja respeitoso

Não saía por aí fotografando pessoas que não querem ser fotografadas. Não tire fotos escondidas. Peça por favor, diga que vai enviar a foto, e com certeza você pode até ganhar um sorriso. E caso receba um não, aproveito o momento sem as lentes.

 

 

Deixe um comentário

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked